segunda-feira, 14 de junho de 2010

Mensagem aos Associados da AEA/ES


Caríssimo colega Associado, 

A AEA/ES está vivendo um momento importante, pois foi iniciado o processo eleitoral para o biênio 2010/2012. Assim, pedimos licença para dialogar com você,associado.
Em razão da aposentadoria, em 1996, nos associamos à AEA/ES. Desde então, em todos os pleitos eleitorais, sempre recebemos convite para participar da chapa única concorrente, seja ocupando uma diretoria ou disputando uma vaga no Conselho Deliberativo. Essa experiência nos permitiu conhecer um pouco mais de perto os diversos problemas que afligem os aposentados e pensionistas, sejam oriundos da CAIXA ou da PREVHAB.
Por tradição, quem sabe até por algum processo de acomodação, as eleições na AEA/ES sempre foram através de chapa única.
Contudo, nessas eleições teremos duas chapas.
Estamos nos candidatando à presidência da AEA/ES, pela vez primeira, por entender que novas ideias vão oxigenar uma gestão participativa. Nossas metas serão definidas por meio de um planejamento estratégico, visando aproximar ainda mais os associados das atividades sociais e esportivas, independentemente do compromisso de defender os interesses de aposentados e aposentadas, bem como do acompanhamento das demanda judiciais em curso ou que possam ser intentadas.
Sempre declinamos de convites para nos candidatar. Porém, dessa feita, graças ao apoio e à experiência de quem já contribuiu em diversos mandatos, bem como a colaboração daqueles que querem agregar a experiência de outros espaços associativos em defesa dos interesses dos aposentados e pensionistas da Caixa no ES, entendemos que é chegado o momento de aceitar esse desafio.
Nossa trajetória, a nível nacional, em defesa dos nossos pares dá sustentação a essa candidatura. Em 2006, um grupo de aposentados, do qual participamos ativamente, criou o Movimento Nacional em Defesa dos Aposentados e Pensionistas da Caixa. A mobilização foi em virtude da disparidade dos valores dos nossos benefícios em comparação ao recebido por colegas aposentados de outras entidades. Partimos, então, em busca de um meio que pudesse comprovar essa distorção e que permitisse provocar a Funcef a reconhecer tal defasagem, ocorrida no período de set/95 a ago/2001.
Após meses debruçados em pesquisas, reuniões, contatos políticos e com o envolvimento fundamental da Fenacef, foi possível ver a matéria aprovada na Funcef e na Caixa, seguindo para o Dest e a então SPC, hoje PREVIC, quando teve a aprovação final. Enfim, hoje temos nas mãos da Funcef uma recuperação de perdas a receber – garantia que não mais nos poderá ser negada.
A luta que participamos para recuperar essas perdas foi diuturna. Em meio aos estudos, tivemos condições de ampliar o leque de visão, identificando outros problemas, alguns sem solução há mais de duas décadas,como é o caso da Equiparação dos Direitos das Mulheres (mulheres pré-78). Embora não integre esse grupo de mais de 4.100 mulheres, isso não nos impede de levar aos CONECEF’s (congressos dos bancários da Caixa), anualmente, essa pendência, conseguindo a aprovação em plenário para incluí-la na pauta de negociação que é submetida à Caixa. Entretanto, trata-se de pendência que carece de vontade política para ser resolvida.
Desde 2003, participamos dos simpósios realizados pela Fenacef e sempre contribuímos com apresentação de proposições como a criação de ouvidoria na Funcef; a melhoria no relacionamento Funcef/participante; a garantia da presença de aposentados na mesa de negociação da Caixa, entre tantas outras. No site da Fenacef podem ser consultadas todas as proposições, seus autores e andamento.
Criamos e administramos o Fórum Aposentados em Luta (www.aposentadosemluta.forums-free.com), espaço utilizado por aposentados e pensionistas da Caixa de todo país, no qual são divulgados e debatidos os assuntos de interesse do segmento e pendentes de solução.
Com efeito, a nossa "intransigente" defesa em face dos direitos dos aposentados e pensionistas frente à Funcef, Caixa e Fenacef não se constitui em fato novo, sendo, inclusive, reconhecida pelas representações.
Assim, vimos pedir a você, colega associado da AEA/ES, que nos permita a oportunidade de realizar um trabalho diferenciado, comprometido com ações pró-ativas que visem o bem comum. Contamos com seu voto para RENOVAR.
Abraço fraterno,
Myrinha Vasconcellos




                    No dia 24 de junho, vote CHAPA RENOVAR


Chapa Renovar
Contato: myrinha.c@terra.com.br 
Visite nosso blog: http://www.chaparenovar.blogspot.com/
Participe do fórum: http://www.aposentadosemluta.forums-free.com/

7 comentários:

  1. Leiam no Jornal A VOZ,pág.4,entrevista feita com as duas Chapas que concorrerão à eleição na AEA/ES
    Clique aqui http://www.aeaes.com.br/Fotos/edicoes/N_2010_5156.pdf

    Enquanto isso A CAMPANHA SEGUE EM FRENTE, limpa, verdadeira e transparente.
    abraços
    Myrinha

    ResponderExcluir
  2. Prezada Myrinha, um grande abraço de esperança na renovação.
    A caminhada é sempre assim: difícil por que tem que convencer de que a renovação só assusta aos que temem o talento e o arejamento de idéias.
    Lutar contra o continuísmo é bem difícil pois é preciso convencer a todos de sua necessidade.
    Não desanime companheira, eu conheço bem o sentimento da indignação com conformismo daqueles que se amoldam às circunstâncias viciadas.
    Não desanime. Confie.
    Seu amigo e seguidor Edson Julio.

    ResponderExcluir
  3. Myrinha, demais componentes da CHAPA RENOVAR.

    SEGUINDO EM FRENTE RUMO A VITÓRIA.

    BOA SORTE!

    Mariana Albuquerque
    Aposentada/BA

    ResponderExcluir
  4. Querida Myrinha

    Parabéns pela iniciativa!

    Por pertinência destaco da sua "Mensagem aos Associados da AEA/ES", acima, o seguinte trecho:

    "Com efeito, a nossa "intransigente" defesa em face dos direitos dos aposentados e pensionistas frente à Funcef, Caixa e Fenacef não se constitui em fato novo, sendo, inclusive, reconhecida pelas representações."

    A menção ao nome da FENACEF, junto com o da CAIXA e FUNCEF, constitui um fato incontestável, pela própria condição, sendo até inacreditável, posto ser inconcebível, que qualquer Aposentado e Pensionista tenha que lutar CONTRA o posicionamento intransigente e acarretador de altíssimos prejuízos, adotado pela sua representante ao nível de Brasil, haja vista a inércia da Federação quanto a defesa dos sagrados direitos dos mesmos Aposentados e Pensionistas.

    Destarte, a PRESCRIÇÃO PARCIAL, resultante da citada inércia, já desviou e continua desviando, definitivamente, para a FUNCEF e, em consequência, para a CAIXA, direitos legítimos, inclusive adquiridos, dos Interessados, sem qualquer penalização para a infratora, embora em flagrante desrespeito à obrigação contida no art. 3º do Estatuto da mesma Entidade, no caso a FENACEF, sem que esta dê a menor "bola" para as reivindicações, de todo tipo, feitas por alguns aposentados, dentre os quais você se destaca.

    Apenas para exemplificar, cito, agora, a situação humilhante relativa às "Mulheres Aposentadas Proporcionalmente", antes mencionada por você e ao "Efeito Gangorra", além de outros, inclusive concernente ao FGTS não pago sobre o Auxílio-alimentação, situação reconhecida pela CAIXA, porém não tratada de forma ISONÔMICA, como determina a Constituição Federal do Brasil, sem que a Federação adotasse qualquer providência de cunho judicial para soluconar as pendência, contentando-se, como quase sempre, com um não extrajudicial da CAIXA, como se esta fosse a dona da Justiça...

    Ora, ter que lutar CONTRA o próprio Órgão de Classe representativo da categoria dos Aposentados e Pensionistas vinculados à FUNCEF, em face da inércia do mesmo Orgão, além de ser humilhante e uma VERGOHA NACIONAL sem precedentes.

    Quais as razões de tamanha ignomínia?

    A VERDADE é que a situação em foco não pode mais continuar, sob pena de se jogar na miséria e empurrar para o além, praticamente toda uma geração que contribuiu, em pleno advento da FUNCEF, com valores altíssimos para o período da necessária, merecida e digna aposentadoria.

    Em consequência, o pouco que foi acima exposto, já é suficiente para justificar a sua PROVIDENCIAL candidatura, eis que, no momento, é o único meio possível de lutar, ao nível de FENACEF, PELOS DIREITOS DAQUELES QUE, POR VEZES, NEM SABEM QUE OS TÊM...

    A Entidade de Classe que não atende as necessidades da coletividade que representa e, ainda por cima, mostra-se contrária aos mais lídimos direitos da mesma coletividade, não pode e não deve subsistir, da forma como vem atuando, nem por si própria, nem por quem a apóia, devendo responder pelos prejuízos acarretados aos representados de boa-fé...

    Cabe, portanto, no momento, aos Aposentados e Pensionistas desse Estado decidirem se querem ou não a sua contribuição ofical para fazer valer os inúmeros direitos há tanto abandonados pela FENACEF que, por maioria "absolutamente absoluta" de seus Órgãos, formados pelos Srs. Presidentes de suas AEAs, vêm rejeitando de forma contínua.

    Deus seja louvado e ilumine a mente de todos e todas!

    Um forte e fraterno abraço.

    Maria de Nazaré de Melo Ribeiro
    Natal/RN, 20 de junho de 2010.

    ResponderExcluir
  5. Prezada Myrinha e demais colegas

    Bom-dia!

    Na Mensagem postada imediatamente acima, solicito que sejam observadas as seguintes alterações:

    a) onde consta (6º parágrafo): "para solucionar as pendência", leia-se: para solucionar as pendências...;

    b) onde consta (7º parágrafo): "VERGOHA NACIONAL", leia-se: VERGONHA NACIONAL.

    Cordialmente

    Maria de Nazaré de Melo Ribeiro
    Natal/RN, 20.06.2010.

    ResponderExcluir
  6. Caros colegas do Espírito Santo

    Com o objetivo de colaborar, haja vista tratar-se de exercício da Cidadania, prevista na Constituição Federal, inclusive como "DIREITO FUNDAMENTAL, colo, abaixo, Mensagens do colega Gumercindo, postada no Fórum que poderá ser útil a ALGUNS colegas que não têm acesso ao mesmo Fórum, mas que pretendem exercer o "direito de voto".
    Cordialmente
    Nazaré Ribeiro
    Natal/RN, 23.06.2010

    ResponderExcluir
  7. Eis, abaixo, as Mensagens, do colega Gumercindo, indicadas acima.
    Nazaré Ribeiro
    Natal/RN, 23.06.2010

    "AEA/ES - processo eleitoral 2010/2012
    Colega Myrinha,

    Agora está tudo registrado.

    Mandei o seguinte email para a AEA/ES (aeaes@aeaes.com.br e aeaes@terra.com.br).

    Sucesso!
    Abraços,
    Gumercindo


    À
    Diretoria da AEA/ES,

    Como associado da AEA/ES, gostaria de exercer meu direito de votar nas Eleições da nova Diretoria da citada Associação a realizar-se no dia 24/06/2010.

    Entretanto, até o presente momento (12:34 hs de 22/06/2010) ainda não recebi o material de votação.

    Moro em Afonso Cláudio, interior do Estado do Espírito Santo e não tenho condições de comparecer pessoalmente à sede da AEA/ES.

    Peço, portanto, o especial favor de ser orientado sobre como garantir meu direito de voto.

    Com meus sinceros agradecimentos,

    Gumercindo Littig de Oliveira
    Afonso Cláudio-ES, 22/06/2010

    ................................................

    Re: AEA/ES - processo eleitoral 2010/2012
    Myrinha e demais colegas,

    Recebi, via email, a cédula para votação. Vou preenchê-la e entregar na Agência Afonso Cláudio-ES agora.

    A cédula segue abaixo. Quem não a recebeu é só ler a intruções, imprimi-la, e entregar correndo na Agência mais próxima.

    Um abraço a todos, com especial agradecimento à AEA/ES, que prontamente solucionou o impasse.

    Myrinha, sucesso!

    Abraços,
    Gumercindo

    Anexos: ( tente no Fórum, através de colegas)
    INSTRUÇÕE...doc [38 KiB]
    Não foi feito download ainda
    CEDULA_ELEITORAL_2010.pdf [61.32 KiB]
    Baixado 1 vez

    ................................................

    Re: AEA/ES - processo eleitoral 2010/2012
    Myrinha e demais colegas,

    Eis o email que recebi da AEA/ES.
    (Conforme orientação estou encaminhando minha cédula para FUNCEF/ES, A/C de Brenda).

    Abraços,
    Gumercindo

    Gumercindo

    Atendendo a sua solicitação, segue em anexo a cédula de votação e a instrução de votação ao qual deve ser preenchida e encaminhada via malote (pelo malote ir na agência mais próxima e colocar endereçada para FUNCEF/ES em atenção a Brenda).

    Não esquecer de colocar a cédula lacrada dentro de um envelope com seu nome para que seu voto seja validado.

    Atenciosamente
    Andressa
    AEA-ES"

    ResponderExcluir